Thursday, June 07, 2012

Algumas coisas que podem querer saber sobre o Euro 2012

Para os mais distraídos o Campeonato Europeu de Futebol está quase a começar, sendo o primeiro jogo amanhã, dia 8 de Junho. Este ano vai-se realizar na Polónia e Ucrânia.




Não é que eu ligue muito a futebol, mas dou sempre a género de campeonatos uma atenção especial. Isto desde 2004, ano em que o mesmo campeonato se realizou em Portugal e em que andaram todos a vibrar por causa disto. Foi bandeiras nas janelas, Scolari  com os seus ensinamentos valiosos - "pimbolim é matraquilho", Portugal com um lugar na final, o ódio colectivo à Grécia. Foram todos aqueles turistas, todos os abraços a desconhecidos quando Portugal marcava um golo, foi a Nelly de origens açorianas a cantar Força e a música da Galp. Acho que a maioria das pessoas sentiram-se um bocadinho mais felizes durante essas semanas, foi como se todo o país estivesse em festa.
Este ano não sei se portugal ganha alguma coisa ou se consigo aguentar 90 minutos a ver um jogo de futebol. Esperemos para ver o que acontece.

Portugal que este ano se encontra no grupo B juntamente com a Alemanha, Dinamarca e Holanda, tem os seus jogos marcados para:

# Portugal - Alemanha: 9 de Junho às 19:45h 
# Portugal - Dinamarca: 13 de Junho às 17h
# Portugal - Holanda: 17 de Junho às 19.45h

Se estiverem em Portugal vão poder ver o primeiro jogo na RTP1, o segundo na SIC e o terceiro na TVI.
Os dois primeiros jogos vão-se realizar em Lviv, terceiro em Kharkiv, ambas cidade da Ucrânia.

Se estiverem em Lisboa podem ver o jogo no Campo Pequeno, onde estará um ecrã gigante. O recinto estará aberto duas horas antes do início dos jogos, a entrada é livre de qualquer pagamento e parece que haverá ainda vários momentos de animação com música e luzes e surpresas.



Mascotes



Deixo-vos ainda alguns factos interessantes sobre este acontecimento:

Parece que a Ucrânia decidiu fazer uma limpeza às ruas, animais abandonados incluídos. De acordo com a PETA já foram envenenados, mortos a tiro, enforcados, queimados vivos e afins milhares de cães e gatos vadios. Penso que isto é lamentável.

O mesmo país já garantiu que, caso hajam algumas nuvens a querer estragar a festa, eles já têm uns mísseis prontos a dispersá-las.

O jornal desportivo as lançou um artigo com um estudo sobre quanto as selecções vão gastar em hotéis no Euro 2012. Parece que quem irá gastar menos será a Espanha (4.700 euros por noite) e quem gastará mais  será Portugal (com 33.174 euros por noite). Mas não se preocupem pois Humberto Coelho já veio dizer que "há que dar as condições necessárias à nossa equipa e aos que trabalham connosco". Parece que este ano os custos vão ser mais baixos relativamente aos anos anteriores! "Costumo dizer que prefiro viver ao lado de gente que é rica, porque é sinal que pagam mais impostos e que ajudam os cofres do Estado. Os prémios que os jogadores vão receber - por objetivos - vão ser pagos em Portugal. O portugueses não gastam 1 cêntimo aqui, vem do bolo que a UEFA paga a Portugal", afirmou numa conferência de imprensa em Opalenica.



Todas estas informações não foram inventadas e se estiverem erradas deve-se aos sítios de onde retirei toda esta enxurrada de factos, podem consultá-los se assim vos fizer feliz.


4 comments:

Hadriano said...

OLA BOA TARDE A TODOS CONFORME SUGESTAO DA AUTORA VOU DEIXAR AQUI A MINHA APOSTA DO ONZE INICIAL DA SELECCAO:

GUARDA-REDES: RUI PRATICIO
DEFESAS: COENTRAO, NANI, BOSINGWA, BRUNO ALVES
MEDIOS: NANI, JOAO MOUTINHO,PEPE E AQUELE CARA TATUADO
ATACANTES: CRISTIANO RONALDO, NELSO

ESTA ABERTA A DISCUSSAO SUPONHO EHEH! NO BOM SENTIDO. E ESPERO QUE HAIJA O ESPETACULO DO JOGO EM SI E NAO TRISTES ESPETACULOS.

Santo&Pecador said...

Bem!
Isso é que foi trabalho de pesquisa. :)

Já sei onde é que venho para me actualizar sobre a selecção...hehehehe

Beijo!

Drain Bamage said...

eskecest-t do + essencial!!!!! quem desenhou o logo km as florezinhas foi 1a equipa d designers tuga!!

http://www.logotipo.pt/blog/logotipo-euro-2012

Criatura Mistério said...

@Hadri: Ahahah enganas-te porque repetiste Nani e há outros aí que nem foram chamados para jogar no euro.
@S&P: É sempre bom ver o nosso trabalho apreciado. Vem aqui informar-te sobre a selecção e não só.
@Drain: Tens razão desculpa desculpa. Obrigada pela informação valiosa.

E Portugal perdeu, hem? Mas estou como o Cristiano Ronaldo: em 2004 também perdemos o primeiro jogo e depois fomos há final.

Beijinhos a todos.